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EIXOS TEMÁTICOS XII EIFORPECS 2019

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h26 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h29

EIXOS TEMÁTICOS

  •           1. Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio como espaço de construção de aprendizagens significativas, como elemento articulador no currículo, como articulador da relação teoria e prática. O desenvolvimento da postura investigativa como um dos principais objetivos do Estágio. A função colaborativa de licenciandos/as e profissionais da Educação Básica e Superior.

    • 2. O/a formador/a do/a professor/a

Atividade docente: o/a formador/a e seus impactos na formação de um professor/a para a Educação Básica. As características do/a profissional formador. A profissão e suas dimensões.

    • 3. A interlocução entre Educação Superior e Educação Básica 

Possibilidades, desafios e a parceria na formação docente. A articulação necessária para a formação docente: diálogos possíveis. Aspectos que contribuem para a constituição da prática pedagógica do/a professor/a no ensino superior e na educação básica. Transformação do conhecimento científico (acadêmico) em conhecimento escolar na prática pedagógica do professor.

    • 4. Práticas Educativas na Formação

Novos modos de interação em sala de aula e o uso de ferramentas e metodologias que possibilitam uma maior atividade do/da aprendiz na produção, gestão e compartilhamento de conhecimento; metodologias que induzem à colaboração entre estudantes; o acompanhamento remoto da atividade discente e a gestão personalizada dos percursos de aprendizagem; as estratégias lúdicas de produção de engajamento.

    • 5. Educação e Diversidades

Compreensão da conexão entre educação e diversidade para o exercício da alteridade e como promotora e possibilitadora do exercício dos direitos fundamentais e da dignidade humana, promovendo o debate sobre a educação como um direito fundamental, garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, etnicorracial, etária e geracional, religiosa de gênero e orientação afetivo-sexual.

6. Políticas públicas educacionais para a formação de professores

Interesses, percursos e discursos sobre a formação inicial e continuada de docentes; proposição e/ou avaliação de políticas públicas educativas e, de forma especial, políticas da profissão docente, considerando temáticas referentes à formação inicial, continuada e desenvolvimento profissional: carreira, valorização docente, currículo e avaliação.

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